domingo, 23 de maio de 2010

Um ano passa e Tooncast ainda é luxo de poucos


Um ano e meio se passou desde que a Turner inaugurou seu terceiro canal de animações, o Tooncast. A proposta de criar um canal para abrigar desenhos antigos começou algum tempo depois da radical mudança de público do Boomerang, quando a Turner recebeu inúmeras reclamações dos assinantes. A programadora alegou na época que a baixa audiência foi o motivo da troca de público, mas hoje esse quadro não mudou e tendeu a piorar, sendo o lanterninha dos infantis.

Mesmo com a inauguração do Tooncast, a esmagante maioria dos fãs de animações antigas continua órfãos: o lançamento foi para poucos. Até hoje, só é possível encontrar o canal em poucas operadoras operadoras, grande parte delas é de pequena abrangência ou em expansão, como é o caso da Oi TV, que só está disponível em quatro estados. E não há novidades em relação as operadoras maiores (digam-se Sky e NET).

Segundo informações repassadas, a Turner estaria cobrando o canal a peso de ouro, e com a exigência de permanência nos pacotes mais básicos. Por ser um canal gerado a quase custo zero e junto a desconfiança de uma segunda deslealdade da Turner, nenhuma delas tem interesse de introduzir os canais em seus line-up. Negociações com as operadoras Via Embratel e TVA de fato aconteceram, porém foram descontinuadas por motivos similares.

Outro canal de programação interessante, também da Tuner, é o I-Sat. No momento, só é possível encontrá-lo na Via Embratel escondido dentro de um pacote multicultural, ou em pouquíssimas operadoras menores. Uma segunda tentativa de negociações está prestes a acontecer nós próximos meses, mas são poucos os otimistas que acreditam numa solução prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário